Com o uso das mídias observamos uma desenvoltura maior com o computador. Muitas vezes o professor regente planeja a aula na STE, e antes de vir com os alunos para a execução da aula, ele já passa a idéia ao aluno. Quando este entra em sala, já vem mais ou menos com uma idéia pronta e já começa a criação. Entretanto, no início, os alunos acreditavam que iam à STE para aprender informática. Agora já compreendem que lá eles têm a oportunidade de explorar os recursos da máquina sem precisar fazer um curso. E nunca deixamos de elogiar um trabalho efetuado dentro da sala, pois o aluno se sente valorizado e estimulado a dar seqüência naquilo que desenvolveu. Percebemos também que as idéias vão surgindo a todos os instantes. São coisas que devem ser anotadas para depois serem transmitidas aos professores para possível execução. Às vezes percebemos o quanto o tempo é curto e daí a necessidade de dar continuidade a um trabalho que foi interrompido no semestre ou ano passado, mas sem perder aquele vínculo ou objetivo inicial. As possibilidades de trabalho e uso das TIC dentro de uma escola são múltiplas. As experiências vivenciadas são cada vez mais gratificantes, crescentes e vão se aprimorando sempre.
É importante que a coordenação pedagógica acompanhe o planejamento que o professor irá desenvolver na STE e também sempre que possível, esteja presente na referida aula, mesmo porque os alunos gostam de mostrar a outras pessoas o que estão produzindo e esse procedimento auxilia de certa forma o interesse e aprendizagem dos mesmos. E também para que eventuais necessidades sejam atendidas com antecedência para não comprometer o desenvolvimento e muito menos o resultado das aulas, a coordenação pedagógica deve estar presente.
Desenvolvemos atividades de matemática (jogos de raciocínio lógico) , português (interpretação de textos, produção textual, exercícios gramaticais, releitura de obras infantis, jogos, vídeos), inglês (as mesmas atividades de português com o objetivos de desenvolver as quatro habilidades do idioma – listening, speaking, reading, writing) com cada professora dentro de sua área. As atividades mais significativas são expostas no mural e/ou expostas na culminância de projetos no final de cada semestre. No mural existe um cantinho reservado para a comunidade escolar afixar comentários e sugestões a respeito das atividades expostas. A duração das atividades é muito relativa, pois depende do tema abordado. E os recursos utilizados são o computador, internet, ferramentas do Google, dicionários on-line, data show, aplicativos e ferramentas do Microsoft Office, câmera fotográfica, filmadora entre outros.
Os alunos otimizaram suas atitudes em sala de aula, tirando máximo proveito das atividades e projetos propostos, demonstrando responsabilidade, interesse, cooperação, dedicação, união em trabalhos em grupos, comprometimento com o desenvolvimento e resultado das atividades. Todos ganharam e continuam entusiasmados com estas práticas pedagógicas que envolvem e estimulam o saber em alunos dantes desinteressados e desmotivados.
Oi Dorynha, eu acho essa experiência ótima, o aluno aprende a matéria e ainda ganha vivência e intimidade com o computador, isso vai ser muito importante no futuro, aquele aluno se destaca em uma vaga de emprego por exemplo!
ResponderExcluirBjs
Vanessa
Oi Dorynha, parabéns pelo Blog. Vamos trocar figurinhas, porq ainda não consegui trabalhar com o blog de forma efetiva...rsrs
ResponderExcluirOi amiga... Lá vamos nós em mais esta empreitada.... Ja virei sua seguidora... Bjinhos
ResponderExcluirola tudo bem? sou seo fan
ResponderExcluir